quinta-feira

A SEMÂNTICA DAS LETRAS

ALEPH - O primeiro som que o ser humano articula e a primeira letra do alfabeto. Exprime a idéia de unidade e do princípio; designa a causa, a força, a atividade, o poder, a estabilidade e o homem como unidade coletiva.
BETH - Designa o interior e ativo, o poder plasmante, o germe, a paternidade, o Criador, a habitação, o objeto central.
GUÍMEL - É o sinal do organismo, expressão de envolvimento material do corpo, seus órgãos e suas funções.
DALETH - Denota a natureza divisível, abundância, divisão, nutrição.
HE - É o símbolo de fôlego, princípio vivificador, vida absoluta e de toda idéia abstrata do ser, alma, espírito, como sufixo designa o feminino e as vezes exprime veneração.
WAU - “V” - Esta letra é como um nó que liga, ou um ponto que separa o Ser e o Não Ser. É o sinal convertível universal, que faz passar de uma natureza à outra. Pode ser vogal ou consoante; como vogal tem dois sons: “O”, que é sinal da luz espiritual, claridade e clareza, limpidez, brilho. E “U”, que é sinal do som e do ouvido. Vau é o símbolo do verbo, isto é, da palavra interior, da luz, do intelecto. Gramaticalmente serve para verbalizar todas as raízes.
ZAIN - Designa a tendência, o esforço dirigido a um fim determinado, a causa final, a refração luminosa, aindicação.
HETH - É o sinal da existência elementar, rudimentar, proptoplástica; exprime também equilíbrio, idéia de calor, trabalho e ação moral e legislativa.
TETH - Indica a resistência e proteção, teto, abrigo, refúgio, conservação, renovação, os dois princípios: o bem e o mal.
IOD - quando vogal, simboliza a Divindade ( é o mais alto dos sons vogais ); é a imagem da manifestação potencial, duração espiritual, eternidade e do poder ordenador. Tornando-se consoante designa duração material.
CAPH - É o símbolo da assimilação, afinidade, coesão, matriz cosmogônica, vida refletida e passageira, fôrma, molde, modelo, objetos.
LAMED - Exprime a idéia de extensão, elevação, ocupação, expansão, posseção, instrução, desenvolvimento.
MEM - É o símbolo da maternidade, fecundidade, formação plástica, ação exterior, passividade, água, líquido, fluidez. Como letra final indica coletividade, pluralidade.
NUN - Denota o Ser produzido ou refletido, a existência individual e corporal, o filho, fruto, geração. Como letra final tem o sentido aumentativo e dá á palavra toda a extensão individual de que a coisa exprimida é suscetível.
SAMECH - simboliza o movimento circular, a circunferência, a redondez, a renovação cíclica, o universo.
AYIN - Indica a idéia de matéria, as relações físicas, ruído, vento, vazio, o que é desarmônico, confuso, curvo, falso, perverso.
PHE - Representa a palavra, a boca, o pensamento, o ensino, acópula, a beleza.
TZADI - Simboliza o pensamento fixo em algum propósito, vontade, ordem, sugestão, movimento determinado para certo fim, termo, alvo, solução, cisão.
KUPH - É o símbolo da compreensão, arma ofensiva, golpe, ferida, dano, designa também voz, escrita, letra, lei.
REISH - Representa a cabeça humana, a unidade psíquica do Ser, a faculdade de sentir, querer e pensar, o movimento, a reflexão, a origem, a repetição.
SHIN - É imagem de renovamento das coisas quanto a seu movimento; existência, duração relativa, transformação, vegetação, reinos da natureza.
TAV - É o sinal dos sinais, simboliza a reciprocidade.

Nenhum comentário: