domingo

Templo e muito semelhante ao alfabeto fenício. Mesmo em papiros relativamente recentes, encontrados em Qunram, encontra-se escrito em grafia Paleohebraica o tetragrama, que é a escrita do nome do Criador.

A maior parte dos escritos são do período da monarquia unida ( Saul, David e Salomão ), e ainda, estes textos nos mostram uma preocupação ímpar dos escritores por não usarem o que chamamos de estrangeirismo nestes textos.


Foram encontrados nas ruínas do palácio real de Samaria, cerca de 60 óstracos inscritos em modo paleohebraico. Registros de uma produção vinícola, datando do tempo de Jeroboão II. Contém ainda nomes de lugares e pessoas.

Com forte influência aramaica, surge após o exílio Babilônico o Hebraico Bíblico Pós-Exílico, o alfabeto PaleoHebraico foi sendo substituído gradativamente pelo alfabeto quadrático, de origem aramaica. O aramaico, antes conhecido como caldaico ou caldeu, foi usado para escrever partes da Bíblia que conhecemos, como em Esdras 4:8 a 6:18, e 7:12-26. Os targuns aramaicos são um exemplo desta influência e do contato quase que permanente dos hebreus com os arameus.

- Hebraico Talmúdico

Após o exílio babilônico, o hebraico bíblico já tendo sofrido intervenção do aramaico e outras línguas que neste período predominavam, foi ficando confinado ao uso religioso e aos estudos bíblicos. Foi neste período que houve uma expansão em termos de vocabulário para o hebraico, porém, o hebraico talmúdico preservou a morfologia e a sintaxe do hebraico bíblico, apesar das evoluções na semântica e das alterações com o decorrer do tempo.

- Hebraico Medieval

No período do Hebraico Medieval, surge a necessidade de fixar e definir uma estrutura gramatical para o Hebraico. No período de transição ( Talmúdico-Medieval ) percebeu-se as novas possibilidades gramaticais e lexicais e, assim, teve inicio um esforço no sentido de aprimorar seu idioma. Durante o desenvolvimento deste período, apesar do hebraico estar confinado ao estudo religioso, este idioma continua tendo uma literatura próspera.

Como vimos anteriormente, foi no período medieval que se desenvolveu a vocalização, com o surgimento dos caracteres massoréticos.

Desenvolveram-se três sistemas de vocalização, a saber:

Sistema Babilônico :

- Simples à Este foi o primeiro sistema de vocalização a surgir e consiste de seis vogais e não sons para representar semivogais. Quatro consoantes são usadas para representar sons vocálicos. Os sinais eram supralineares, ou seja, os sinais

Nenhum comentário: